GELITA destaca linha de produtos RXL na FCE Pharma
Além de ampliar shelf life das cápsulas gelatinosas, tecnologias patenteadas anti cross-linking da GELITA garantem ação mais rápida de medicamentos e suplementos.
As cápsulas que contêm medicamentos ou suplementos não são todas iguais. Alguns ativos demandam tecnologia específica, com entregas e tempos de atuação diferentes. Ou seja, alguns medicamentos precisam de ação rápida e outros uma liberação lenta no organismo. Considerando essas necessidades, a GELITA desenvolveu um portfólio completo de soluções para a indústria farmacêutica com tecnologias que atendem essas demandas.
Durante a FCE Pharma 2019, um dos maiores eventos B2B do mercado latino-americano, a empresa destacou sua linha de produtos com tecnologia patenteada. O evento aconteceu de 21 a 23 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo.
“O portfólio de gelatinas para cápsula da GELITA é bastante robusto. Oferecemos tecnologia para os diferentes perfis de liberação do medicamento, variando desde entrega rápida a entérica” destaca Léia Tomaz Pipulini, diretora de Vendas América do Sul. “Nesse contexto, estão incluídos os produtos GELITA® EC e os produtos da família RXL (anti cross-linking): Advanced, RXL e a RXL R2”.
O mais novo produto desta família anti cross-linking é a gelatina RXL R². Além de evitar o cross-linking, que leva a sua insolubilização, ela também permite que enchimentos mais críticos possam ser utilizados sem prejuízo à eficácia de liberação. Cápsulas confeccionadas com este produto garantem liberação mais rápida no organismo, até três vezes maior.
“O cross-linking pode ser definido como reações entre as cadeias da gelatina, que levam ao aumento do seu peso molecular, comprometendo sua solubilidade e a efetividade das cápsulas gelatinosas. Esse fato pode ocorrer por conta de agentes externos como temperatura, umidade, ou mesmo por interações entre a parede das cápsulas de gelatina com os princípios ativos dos medicamentos e suplementos, ou até de corantes. Por isso, um material de alta qualidade é fundamental para um fármaco ou vitamínico eficiente”, explica Denise Reis, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para América do Sul.
O outro destaque, a gelatina RXL Advanced oferece benefício duplo: propriedades contra o cross-linking e a possibilidade de reduzir de 20% a 30% o tempo de secagem das cápsulas gelatinosas, sobretudo aquelas com enchimentos hidrofílicos.
A GELITA também mostrou durante o evento com a linha original RXL, com benefícios já comprovados ao longo de cerca de 10 anos desde seu lançamento na garantia da estabilidade das cápsulas.
Já a gelatina entérica GELITA® EC é voltada para produtos cujas cápsulas resistem à passagem pelo estômago, dissolvendo e liberando seu conteúdo apenas no intestino.